ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

sábado, 23 de abril de 2011

PLANETA SUSTENTÁVEL - MÁQUINA DE VENDA REVERSA

fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Pegn/foto/0,,47944850,00.jpg
 A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios da editora Globo, nº 267 (2011), apresentou na coluna de Grandes Idéias uma matéria sobre uma máquina de seleção de lixo. O lançamento nacional é de uma empresa paulista e a idéia é trocar resíduos para reciclagem por cupom de descontos em produtos.
O funcionamento da máquina é semelhante ao das máquinas de refrigerantes onde você insere uma moeda, seleciona o sabor do refrigerante e em seguida a maquina libera a bebida selecionada. No caso das máquinas de resíduos é o contrário e por isso mesmo é conhecida como máquina de venda reversa.
A idéia foi trazida da Noruega por Felipe Kurc (31 anos) e Thiago Von Gal (30 anos).
No momento o projeto está ainda em fase piloto, tendo seu primeiro cliente uma empresa do segmento de bebidas. No entanto a previsão dos empresários é alcançar prefeituras, administradores de parques, metrô e faculdades. O custo de importação de cada máquina é de R$ 40 mil e o lucro da empresa pretende Susten Trading deverá ser proveniente do aluguel das máquinas. Kurk e Gal pretendem instalar entre 70 e 100 máquinas até o final de 2011, visando um faturamento de R$ 850 mil.
Uma tecnologia simples que vem a ajudar os produtores de resíduos com mais uma opção de destinação final e a industria de reciclagem.
De acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, através de dados coletados no Departemento de Limpeza Urbana (LIMPURB), somente na capital paulista são produzidas cerca de 17 mil toneladas de resíduos por dia. Entre este montante estão os resíduos hospitalares e orgânicos que não são recicláveis, sendo apenas 135 toneladas/dia destinados a indústria de beneficialmento.
fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Abril 2011, nº 267 (Editora Globo)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CHUVA É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO E ALERTA

Segunda-feira chuvosa na capital alagoana e já deu pra sentir o drama de famílias ameaçadas por deslizamentos de barreiras. No Vale da Amizade (Feitosa) uma barreira cedeu e causou estragos numa das tubulações da CASAL (Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento do Estado de Alagoas) e derrubou um poste de abastecimento de energia elétrica. O rompimento na tubulação que abastece de água a região comprometeu não somente o serviço de abastecimento de água como também aumentou os riscos de deslizamentos de terra.
Em entrevista, uma das moradoras do bairro afirma que esta não é a primeira vez que o incidente ocorre.
De acordo com a Gazeta Web, uma ponte localizada na Grota do Estrondo ruiu duas vezes.
A reclamação é geral, todos f se queixam da falta de energia elétrica e ainda mais da falta de água.
Durante a reportagem transmitida pela TV Gazeta parte de uma barreira localizada no Benedito Bentes, na verdade uma cratera provocada por vazamentos em bueiros, deslizou e assustou a repórter. Veja o vídeo acessando o link abaixo:
AL TV 1ª Edição - 18/04/2011 - Deslizamento de Terra assusta moradores do Vale da Amizade.
As chuvas ainda estão causando transtornos no trânsito de Maceió. Em vários pontos da cidade os buracos nas pistas são causadores de acidentes.
É importante lembrar que estamos ainda no início do período chuvoso, o que mais ainda estar por vir?
A reportagem sobre os problemas dos buracos nas ruas de Maceió foi ao ar pelo jornal AL TV 1ª Edição no dia 14/04/2011. Assista a reportagem completa do AL TV clicando no link abaixo.
AL TV 1ª Edição - 14/04/2011 - Paciência e Hablidade no trânsito pelas ruas de Maceió.


 
* Os textos dos links não correspondem ao título da matéria exibida, porém o conteúdo original foi mantido.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

RECLAMAÇÃO: FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA - DESCASO TOTAL


Esta noite os moradores do Condôminio Residêncial Ilhas do Caribe na Mangabeiras, sofreu com a falta de energia elétrica ocorrida por um curto circuito no transformador.
O fato aconteceu por volta das 18 horas, momento este em que foram acionados os serviços da Eletrobras através do número 08000820196. Depois de ficar horas escutando uma irritante gravação repetitiva ao telefone a a ocorrencia foi registrada. No entanto por volta das 00:30 horas, tais serviços não foram realizados, não houve sequer a presença de profissioais da Companhia de Energia Elétrica de Alagoas CEAL ou da Superintendencia de Iluminação Urbana de Maceió - SIMA.
Por volta das 22 horas eu mesmo me encarreguei de ligar ara o serviço de atendimento do órgão comentente e o que ouvi  foi que sequer havia uma previsão para reativaçao do transfomador.
O que está faltando? Carro? Salário em dias?
Fica registrada então a reclamação a qual venho tornar público.

O QUE ESTÁ SENDO FEITO COM OS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM MACEIÓ?

foto ilustrativa extraída de http://genilsonsantos.wordpress.com/page/6/

Durante décadas os resíduos sólidos urbanos gerados em Maceió foram depositados no lixão de Cruz das Almas. Dados apresentados na Tribuna Independente em 30 de Março de 2008, afirmam que 60% dos resíduos depositados no Lixão de Maceió são oriundos da construção civil. Na época, de acordo com o então assessor técnico da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (SLUM), Alder Flores, o Lixão de Maceió, recebia cerca de 1200 toneladas de lixo diariamente.
Os resíduos de construção civil devem ser separados por classes e não devem ser misturados com resíduos de outras origens, como por exemplo, os resíduos domésticos  hospitalares.
Até o ano passado (2010) Maceió descumpria o que determina a resolução 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. A mesma determina que, os Municípios deveriam reservar uma área específica para destinação final desse tipo de material.
O CONAMA determinou um prazo para que os municípios se adequassem à norma, esse prazo expirou em 2004.
Os resíduos da construção civil, muitas vezes são como doenças assintomáticas, você não sente, mas ela existe e pode levar a morte. Na maioria dos casos os resíduos de construção civil não liberam mau cheiro, porem pode ser nocivo tanto ao meio ambiente como a saúde.
A indústria da construção civil é uma das maiores causadoras de impactos ambientais. Tais danos ao meio ambiente ocorrem desde a extração da matéria prima até a destinação final dos resíduos. Resíduos como: tintas, solventes, gesso, óleos e outros componentes químicos são extremamente tóxicos e contaminam o solo, podendo ainda contaminar os lençóis freáticos além de causar doenças respiratórias ou até mesmo cancerígenas.
Os considerados grandes geradores de resíduos, normalmente possuem metas de gerenciamento de resíduos, estas metas visam, primeiramente a não geração dos resíduos e como metas secundárias, a redução na geração de resíduos, a coleta seletiva, o acondicionamento, o transporte e a destinação final. Contudo, os dados apresentados  pela Tribuna Independente em Março de 2008 aponta que apenas entre 15% e 30% dos resíduos de construção civil depositados no lixão, eram oriundos de construção formal e entre 70% e 85% oriundos de construções informais.
Os dados ligados a desperdício aparentemente não assustam, até ser mais bem analisado. O desperdício chega a 25%, ou seja, para cada quatro casas construídas são desperdiçados materiais suficientes para se construir uma quinta casa. Percebe-se com isso que o prejuízo não é somente ambiental, mas também econômico.
Observa-se também que se trata de uma questão social. Por isso deve-se investir em educação. Sabe-se que cerca de 40% a 60% dos resíduos podem ser reaproveitados ou destinados a outros setores para reaproveitamento ou reciclagem.
Ainda de acordo com a Tribuna Independente, na Bahia e em Minas Gerais, foram criados os chamados “Brechós da Construção”, são entidades que não visam o lucro, serve apenas em atendimento a comunidade de baixa renda.
Atualmente existe em Maceió uma Central de Triagem e Transbordo de Resíduos Sólidos - CTTRS, administrada por uma empresa privada. A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió - SLUM não realiza a coleta gratuitamente sendo assim, se faz necessária a contratação de uma empresa para realização desse tipo de trabalho. A SLUM ainda aplica multa para aqueles que destinarem incorretamente os resíduos seja ele de que natureza for. Tenho percebido diariamente que  Diário Oficial de Maceió – DOM tem apresentado ação da SLUM em combate a destinação incorreta dos resíduos sólidos urbanos. Observando de longe o cenário ridículo do lixão de Maceió desapareceu e a CTTRS parece funcionar a todo vapor. Digo parece, porque a última vez que tentei obter acesso esta foi impedida pela burocracia.
A grande pergunta que ainda faço é a seguinte:
Os resíduos domésticos estão sendo lançados nas células da CTTRS, os resíduos hospitalares, estão destinados pela Serquip (empresa pernambucana especializada em gestão de resíduos sólidos). Resta saber sobre o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil e qual o tratamento e destinação final que está sendo dado aos RCC’s de um modo geral, em especial aos resíduos de classe C como o gesso?


domingo, 10 de abril de 2011

10 DE ABRIL DIA DA ENGENHARIA


Hoje é um dia extremamente importante para todos nós, embora seja do conhecimento de poucos, no dia 10 de Abril comemora-se o dia da Engenharia. Essa ciência que tem crescido nos últimos anos. Nós, profissioanais da Engenharia, temos muito a comemorar neste dia, uma vêz que estamos vivendo um momento de grande ascenção, não somente no Brasil. Mas também é um momento de consientização, uma vêz que formamos menos engenheiros do que outros países, como Coréia, Rússia, China e Índia.
Para se ter noção da importancia dessa ciência tão maravilhosa, basta olhar em sua volta, seja no alimento que você come, na casa onde mora, no seu local de trabalho, no automóvel que lhe transporta, no computador que você usa, lá está as engenharias - Civil, Elétrica, de Alimentos, Genética, Química, Mecânica, Produção, Clínica (Hospitalar)... Enfim, Parabêns a todos os Engenheiros por este dia que deve sempre ser lembrado por todos nós.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

SURGE UMA GRANDE PARCERIA

Os projetos complementares são de extrema importância para um bom resultado durante e no pós obra. O que acontece é que muitas pessoas ignoram um projeto de instações hidráulicas e sanitárias como o de instalações elétrica.
É importante tomar nota que esses projetos tem como objetivos a econômia, a segurança, o conforto, o desenvolvimento de um planejamento, alem da legalidade do canteiro de obras. Também otimizam mudanças que venha a surgir com o tempo, facilitando o trabalho de outros profissionais.
Aliado aos bons projetos tem-se a experiencia profissional do pedreiro, do encanador, do servente, do eletricista, do mestre de obras, dos encarregados, dos técnicos de edificações, enfim! A experiência adquirida ao longo do tempo por esses profissionais na verdade formam complementos essenciais para os trabalhos desenvolvidos pelos(as) Engenheiros (as) e Arquitetos(as).
Portanto, sem querer parafrasear digo que: "Ninguem é bom sozinho!" Um bom trabalho de engenharia é o reflexo dos bons profissionais envolvidos nos processos (concepção e execução). Um(a) arquiteto(a) ao se orgulhar em ver seu projeto executado, não está se orgulhando apenas do seu trabalho de idealização mas tambem da engenhosidade aplicada por diversos profissionais e de todos os níveis.
E é pensando nesssa necessidade da construção civil que está surgindo uma Grande Parceria entre eu e outros profissionais a saber: uma profissional de Arquiteta e Urbanismo, um profissional de Engenharia Civil, dois profissionais de Engenharia  Elétrica, onde um deles é especialista em segurança do trabalho. Temos ainda expectativas de acrescermos ao time um profissional especialista em Cálculo Estrutural e uma Orçamentista.
No momento já desenvolvemos projetos de Arquitetura, Instalaões Elétricas (de alta, média e baixa tensão), Telefone, SPDA, Rede Lógica, Segurança, Instalações Hidráulicas, Sanitárias e de Águas Pluviais. Cada profissional na sua área específica, contudo trabalhamos com compatibilidade de projetos. Nossa satisfação é levar sonhos para o papel para daí torná-los possíveis.
Conte conosco:

Total de visualizações de página