ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ENGENHARIA TAMBEM É SAÚDE




















Diante do quadro agravante que se encontra algumas cidades dos Estados de Pernambuco e Alagoas não é novidade o surgimento de vítimas fatais de doenças tais como a Leptospirose.
Nesse cenário de tragédia é de fundamental importância a presença de engenheiros das mais diversas áreas, e por que não evidenciar a importância do Engenheiro Sanitarista?
No último dia 04 de julho de 2010, faleceu no Hospital Geral do Estado, vítima da Leptospirose, o jovem de apenas 19 anos de idade Edjelisson Lopes da Silva. Já foram contabilizados 34 casos suspeitos (de leptospirose), sendo 06 desses casos, confirmados e dentre esses foram registrados dois óbitos. Esses dados foram apresentados na pagina oficial do Alagoas 24 horas no dia 08 de julho de 2010.
Diferentemente do ano passado, este ano, Alagoas teve 28 municípios atingidos pelas enxentes, que resultou em destruíção quase que total de algumas cidades do interior, como foi o caso da cidade de Branquinha-AL e São José da Laje (figura ao lado). Contudo, o número de óbitos por leptospirose, no periodo de 25 de maio a 13 de junho do ano passado (2009), foram registrados o mesmo número de óbitos (dois) dos 24 casos da doença confirmados, número este considerado grande em relação ao deste ano se levarmos em consideração as inundações  devido as fortes chuvas ocorridas no dia 18 de junho de 2010. Talvez, fosse esperado um aumento acentuado nestes números, considerando o fenômeno natural ocorrido.
A leptospirose é transmitida através do contato direto com a urina de roedores, desde que estes estejam infectados pela Leptospira. Quando há casos de inundações a bactéria Leptospira se dissemina na água que invade as casas e, através do contato com a pele do ser humano o contamina, principalmente quando há uma lesão ou mucosa o que não significa dizer que a ausência destes a pessoa esteja imune, a depender do tempo de exposição.
No ser humano a Leptospirose pode apresentar diversos sintomas tais como: febre, fortes dores de cabeça, dores musculares, icterícia, anorexia, nauseas e vômitos e pode chegar a hemorragias e insuficiencia renal, que de acordo com o Ministério da Saúde, entre 10% a 40% desses casos, culminam em óbito.
Como se pode observar, o principal vetor da doênça é o roedor e em termos mais comuns, o rato de telhado (rattus rattus) (figura ao lado), a ratazana (de praia ou de esgoto) e o camundongo (mus musculus). Esses animais são atraídos por lixo, daí a grande importância de um bom acondicionamento do lixo doméstico e dos alimentos. As galerias de águas pluviais, também devem estar desobstruídas facilitando o escoamento das águas das chuvas e impedindo assim o acúmulo das mesmas. "A obstrução das bocas de lobo, por exemplo, pode provocar o alagamento do espaço público e até a inundação das casas, propiciando a disseminação da Leptospirose" afirmou Sandra Canutto, Superintendente de Vigilancia em Saúde em 2009.
É importante que os governantes estejam atentos ao valor de um Engenheiro e seu diferêncial potêncial, investir em obras de infra-estrutura e saneamento básico é extremamente importante para qualquer comunidade. A engenharia nesse caso, como em muitos outros que podemos citar, tem seu valor focado como medida preventiva, minimizando com isso os transtornos das correções emergenciais.
Por fim, Engenharia é mais do que simplesmente cálculo como muitos pensam, é cidadânia e também é saúde!

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página