ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

quarta-feira, 29 de junho de 2011

SUÍÇA EM ALAGOAS

Caros leitores,
Alagoas é um Estado repleto de belezas naturais e culturais. Muito conhecida por suas belas praias de águas mornas, espalhadas por todo litoral de Norte à Sul. No entanto, as Cidades do interior, estão cheias de ricas histórias. E é no interior que encontramos a cultura alagoana com maior ênfase. 
É exatamente sobre um dos interiores alagoanos que esta matéria tem orígem.

MAR VERMELHO


Mar Vermelho está localizada a Noroeste de Alagoas, à 110 Km da Capital Maceió é também conhecida como a Suíça Alagoana. Apelidada dessa forma por ser um município com características européias, tanto nas construções como no próprio clima: frio e seco. Teve sua emanciapação política em 25 de março de 1962, quando foi desmembrada oficialmente da cidade de Anadia, através da Lei 2.431 de 3 de fevereiro do mesmo ano

De acordo com o periódico Folha da Suíça Alagoana, publicada em janeiro de 2008, ainda resta um mistério sobre sua orígem. O que se sabe ao certo é, que a história sobre a orígem de Mar Vermelho está diretamente ligada a um viajante chamado Coutinho, este chegou a região por volta de 1800 onde construiu sua casa, iniciou a criação de gado e trabalhou a terra, contudo de quem Coutinho adquiriu estas terras ninguém sabe. Posteriormente, às proximdades de uma lagoa existente na cidade, foram se aglomerando novos moradores. Conta a história que às margens dessa lagoa havia vários pés de Gravatás (bromeliaceae) cujas folhas, em tons avermelhados, ao caírem no chão formavam um grande tapete vermelho ou um grande "Mar Vermelho" o que deu nome a cidade.
Em 1900, o Major Canuto de Albuquerque Maranhão, naquela época propriétario da propriedade de Coutinho, instalou o primeiro vapor de algodão que, em pouco tempo, fez de Mar Vermelho um núcleo comercial.
Mar Vermelho teve sua primeira feira criada em 1910. Neste mesmo ano foi registrado alguns acidentes naturais provocados por longos períodos de chuvas que, culminou com a derrubada de grande parte das enconstas das serras e levou a ruina a capela da cidade. Somente em 1922 foi erguida uma Igreja Matriz.

A feira da cidade apresentou um bom movimento até o ano de 1947. A construção ferrovia que passava por Viçosa, fêz com que os comerciantes expandiram seus negócios, outros muitos chegaram a fechar suas lojas em Mar Vermelho devido ao difícil acesso.

ALGUNS DADOS:
Área: 112,00 Km²
População: De acordo com o último senso é de 4.014 habitantes;
Altitude: 636 metros acima do nível do mar;
Clima: Frio com temperatura máxima de 36°C e mínima de 13°C;
Limites da cidade : Paulo Jacinto, Palmerias dos Índios, Tanque D'Arca, Maribondo Pindoba e Viçosa;
Principais atrações: além do clima serrano que, de acordo com especialistas é auconselhado para auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, a cidade possui uma lagoa e uma imagem do Cristo Redentor;
Festividades: Merecem destaque o Carnaval, as festas juninas e religiosas como o da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e outras festas populares tradicionais.

Fonte: Folha Suíça Alagoana de Janeiro de 2008
www.suicaalagoana.net

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página