ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

sexta-feira, 31 de julho de 2009

COMPETITIVIDADE


Do que adianta tantos anos de estudos, tantos títulos colecionados, se todo esse talento não for bem aplicado?

Acredito que quando Deus nos dá algo, não é para que penduremos em um quadro na estante ou simplesmente enxertemos nossa conta corrente, ou então para nos gabarmos diante dos colegas. O conhecimento vem junto com uma missão a ser cumprida, e não junto com “poder”, soberba e vaidade.

Mas, infelizmente no mundo estressante capitalista e competitivo em que vivemos as coisas não são vistas dessa forma. Não sei dizer onde começa a competição, mas já observou que para tudo é competição?

Na igreja onde costumo ir aos domingos, por várias vezes se faz necessário que o pregador, antes do término do culto solicite que tenhamos paciência para sairmos do estacionamento, isso quer dizer: todo mundo quer ser o primeiro a ir embora!

Não conto às vezes em que estava no estacionamento de um supermercado esperando alguém desocupar uma vaga, e quando surge, nesse exato momento, alguém não muito educado me rouba a vaga;

E na parada de transporte coletivo urbano a situação é ainda mais grave, no momento em que o coletivo chega é empurra-empurra, se vacilar leva cotovelada, pisada no pé, a disputa agora é por um assento;

E os dependentes do SUS, é uma confusão na hora de entregar as famosas fichas;

Lembram do dia da entrega das fichas para cadastro do programa “Minha Casa, Minha Vida” para pessoas que recebem até um salário mínimo? Não associo o ocorrido ao fator socioeconômico, mas sim a um instinto infelizmente pobre que muitos não conseguem dominar;

Na universidade, tem sempre um engraçadinho que pergunta sua nota, só para se envaidecer porque possivelmente a nota dele foi maior que a sua, nem que seja por um décimo. Ah! Detalhe nem pense em pedir para estudar com ele, ele não vai estudar com você!

Sou servidor público efetivo e acredite já fui tido como ameaça no setor onde trabalhei por 04 anos, simplesmente por exercer meu trabalho dentro da moralidade, da legalidade e acima de tudo com ética. Não digo que fui, nem que sou um servidor exemplar, mas garanto que tudo que fiz foi pensando no público, nunca no prefeito, no secretário ou na coordenadora. Nunca pensando no salário, ou nas péssimas condições de trabalho, aliás, se fosse pensar nisso, penso que não trabalharia mais...

Mas a competitividade é grande mesmo, mas por quê? Para que? O que levaremos dessa vida, mesmo para os que acreditam em reencarnação?

Não digo a vocês que nunca agi com espírito de competição, mas confesso que todas as vezes que assim agi me arrependi amargamente, pois quem assim vive nunca se completa, há sempre um vazio a ser preenchido, ou seja:

Quem vive em estado de competição torna-se uma pessoa vazia e medíocre, sem paz interior!

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realmente infelizmente é assim mesmo que vivemos! Em um mundo de competições! Até mesmo países desenvolvidos como é o caso dos Estados Unidos, o nível de competição é muito grande e também países como o nosso considerado "emergentes" como é o caso da China, principalmente na área de trabalho onde o nível de competição é uma loucura!!! Não importando assim, a classe, o nível social.. A competitividade sempre continua! ANDA BEM QUE EXISTEM PESSOAS COMO VOCÊ, que enxerga a hipocrisias de um mundo globalizado e capitalista como o nosso e mesmo assim consegue ver por outro ângulo e interpretá-la de forma NOBRE PARABÉNS E CONTINUE ASSIM!!!

Total de visualizações de página