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Feliz Dias dos Pais

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Expansão do ensino superior

Nesta quinta-feira, dia 3, o prefeito de Delmiro Golveia, Luiz Carlos Costa em conjunto com o superintendente de Infra Estrututa da Universidade Federa de Alagoas (UFAL), professor Flávio Barbosa de Lima firmaram a ordem de serviços permitindo o início das obras do chamado Campus do Sertão/UFAL.
A vencedora da licitatação foi a empresa Grafite Engenharia, que tem até meados de janeiro de 2010 para entregar construído, o bloco de apoio acadêmico e administrativo constituídos de duas salas de aulas, dois laboratórios, uma área administrativa e uma área para suporte de infraestrutura, somando um total de 1000 m2 de área construída. Essa será a primeira parte que receberá os alunos aprovados no vestibular 2010 para o Campus do Sertão. O vestibular ocorrerá em novembro deste ano com aulas previstas para terem início em março de 2010. Inicialmente serão ofertados 6 cursos que serão distribuídos nos 3 horários: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras, Geografia e História. A novidade fica por conta do curso de Engenharia de Produção, que será ministrado com exclusividade no Campus de Delmiro Gouveia. A segunda parte da obra conta com 6.300,00 m2 e só deverá estar pronta em agosto de 2010.

Fretados em São Paulo

O que está faltando? Que medida amenizaria a situação caótica do trânsito nas grandes capitais brasileiras?
A edição nº 585 da revista Época de 3 de agosto de 2009, trouxe uma matéria referente ao assunto com o seguinte tema: "Os fretados são os vilões do trânsito?".
De acordo com o que foi publicado na revista pelas ruas e avenidas da cidade de São Paulo circulam diariamente 6 milhões de veículos. Na capital paulista mais de 44 mil trabalhadores se utilizam do transporte fretado para se locomoverem de casa para o trabalho e vice versa!
Foi então que a prefeitura, na tentantiva de regulamentar uma modalidade de transporte coletivo que circulava na cidade de forma desordenada, impôs limitações aos ônibus fretados.
As medidas provocaram o maior tumulto na cidade, foram protestos e mais protestos de usuários inconformados que interditaram as ruas e as avenidas de São Paulo.
a prefeitura apresentou dados que comprovam o quanto a medida adotada foi correta, de acordo com o apresentando a lentidão no trânsito diminuiu cerca de 11,5% somente no primeiro dia de restrição, contudo uma outra análise comparativa mostrou um aumento de 7,3% nos congestionamentos... Assim fica difícil!!! De fato o tema é bastante polêmico e não é novo.
Os críticos afirmam que a cidade de São Paulo está na contramão do que as cidades necessitam, que é reduzir o volume de veículos em circulação.
De acordo com o secretário dos Transportes da cidade, Alexandre de Moraes, o problema do ônibus fretado é que eles param em qualquer lugar, numa esquina, na porta do escritório, na porta de casa...
Os fretados passam a ser um atrativo, funciona mesmo como um grande táxi e são mais confortáveis que os ônibus de linha.
O que a prefeitura de São Paulo fêz não foi impedí-los completamente de rodar, mas restringiu sua circulação em cerca de 70 Km de vias.
Veja o quanto o tema desperta divergencias: O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, elogiou a medida do companheiro paulistano, já a opinião do Engenheiro de Tráfego e Consultor Horácio Augusto Figueira, autor de um estudo que compara o impacto dos automóveis aos dos ônibus fretados sobre o trânsito em três avenidas paulistas é que a prefeitura está passando a seguinte mensagem: "Compre um carro!".
No estudo de Horácio Figueira, 88% do espaço das vias estudadas são ocupadas por carros de passeio, táxis e motos, que transportam apenas 49% dos passageiros, os veículos de transporte coletivo ocupam cerca de 12% do espaço conduzindo 51% dos passageiros. Entre eles, os fretados representam 2,6% do espaço e 17,5% dos passageiros.
No meu ponto de vista, o estudo realizado pelo Engenheiro mostra que a medida foi dotada sem nenhum estudo de impacto. Possivelmente o que pode ocorrer é um aumento dos impactos ambientais, se por acaso houver um aumento nas compras de veículos particulares. Como os congestionamentos continuarão a existir, haverá aumento de pessoas estressadas (antes passageiros, agora condutores). E de acordo com o que foi divulgado na revista Época alguma empresas prevendo essa situação já está pensando em mudar de cidade "Nenhuma emprensa quer funcionários estressados", diz Oscar Sartoratto de 55 anos, contador de uma fabricante de gases industriais e medicinais. Os próprios funcionarios pediram a mudança, tendo em vista as 6 horas de trânsito que terão que enfrentar diariamente para ir e votar do trabalho.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Por que não Marina Presidente?

Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima (nome de batismo), filha de nordestinos retirantes pobres, nasceu em 1958 no Seringal Bagaço, uma plantação de árvores da borracha no meio da Amazônia. Orfã de mãe aos 14 anos de idade, período em que estava sendo alfabetizada em um curso do extinto Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização).
Seus pais, Pedro e Maria Silva, eram agricultores no Ceará. Migraram para o norte do país em 1945 em busca de uma vida melhor juntamente com dezenas de milhares de retirantes, fugindo da seca nordestina para viver da borracha nos seringais. Naquela época, um período de guerra, mais da metade morreram na selva. Pedro e Maria Silva tiveram 11 filhos, dos quais apenas oito sobreviveram à pobreza e à doenças como a malária e o sarampo.
Marina Silva (como é conhecida) ajudava seus pais na venda da borracha extraída no seringal. Seu pai lhe ensinou a realizar cálculos de porcentagem, tendo em vista que o látex para comercialização, possuia 17% de peso em água, no que seria abatido na hora da venda. Como os seringueiros eram pobres e a maioria analfabetos, os compradores facilmente lhe diludibriavam, efetuando descontos de cerca de 30% a 40% do peso. Nesse momento Marina fazia as contas para que ninguém roubasse sua família, embora não soubesse ler nem escrever.
Tinha um sonho de ser freira, mas o que a incomodava era o fato de ser analfabeta. Marina, em entrevista ao progrma Jô Sôares, transmitido pela Rede Globo na madrugada de Segunda-Feira para Terça-Feira, contou sobre seu primeiro dia na sala de aula, quando pesou em desistir por ter sido chamada de abestada. Seu nome era o primeiro da lista de chamada e quando a professora o pronunciou, Marina foi até a mesa da professora, pois não sabia que somente precisava responder "Presente", na hora foi uma gozação só por toda a turma! Mas Marina não se entregou e pensou que se não voltasse mais naquele lugar ela seria lembrada sempre como a "abestada".
Aprendeu a unir as letras em aproximadamente 15 dias, dando saltos nos estudos.
Alfabetizada, chegou perto o realizar seu sonho de ser freira, tendo inclusive incentivo de Freiras da Igreja Católica na continuidade dos seus estudos, chegando a se formar em história pela Universidade Federal do Acre.
Porém, o destino lhe reservava grandes surpresas, dentre elas o evangelho. Na maturidade, se converteu a fé evangélica e há cinco anos é missionária da Igreja Assembléia de Deus!
Mas não foi tão simples assim, antes de se formar, Marina teve hepatite, desistiu de ser freira e até ja foi ser empregada doméstica na casa de um casal de professores.
Pode-se considerar que começou sua carreira política quando ingressou no movimento sindical. Em 1984, ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre, filiando-se ao PT em 1985, quando foi a vereadora mais bem votada no acre em 1988 e dois anos depois é eleita a deputda estadual tambem mais bem votada no Estado.
Sua trajetória política não parou por aí, em 1994 foi eleita a mais jovem senadora da história da República e reeleita em 2002. Em 2003 é nomeada ministra do Meio Ambiente onde permaneceu no cargo até 2008. Afastando-se do cargo de ministra, por motivos de atritos com a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, na ocasião foi substituída por Carlos Minc.
Marina é mais que uma professora de história do ensino médio, é mais que uma senadora e uma ministra, ela é uma ambientalista, mulher guerreira e honrada, uma vitoriosa que se preocupa com temas como o desenvolvimento sustentável. Mostra-se preparada para quebrar muitos paradigmas sobre o progresso e o avanço tecnológico!
Defensora da teoria criacionista, embora contrariando a ciência e a teoria apresentada por Charles Darwin.
Suas decisões, mostram seu cárater e definem sua personalidade, uma dessas decisões foi a sua saída do PT (uma relação de 30 anos) e sua filiação ao PV, partido pelo qual a senadora deve se lançar candidata a Presidente da República nas próximas eleições, no meu ponto de vista, uma das favoritas ao cargo.
Certamente se confirmada sua candidatura Marina receberá várias críticas do setor do agronegócio.
José Dirceu a definiu muito bem quando disse: "Por traz daquela imagem de fragilidade se esconde uma guerreira obstinada, ela é um Jedi", em comparação com os personagens da série Guerra nas Estrelas.

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