ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O BRASIL APAGOU!

Incrivelmente o Brasil teve 18 estados, em todas as regiões, com problemas de falta de energia elétrica na noite desta terça-feira (10). O blecaute teve início por volta das 22:15 (horário de Brasília) desta terça-feira, quando a usina de Itaipú desligou totalmente a distribuíção de energia e so voltou a funcionar hoje (quarta-feira 11) às 6:00 da manhã.
Entre os estados que sofreram com o blecaute encotram-se: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Outros estados atingidos foram Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Acre, Rondônia, Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Em pronuncionamento do governo federal, o motivo apontado pelo secretario executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman foram as "condições meteorológicas adversas". Descargas atmosféricas (tempestade de raios) ocorridas numa região do Paraná e no interior de São Paulo ativou o sistema de segurança das redes de transmissão da usina Hidreéletrica de Itaípu, causando o desligamento total da usina, o primeiro da história.
De acordo com Zimmermann, as condições adversas ocorridas teria derrubado duas linhas de transmissão de energia, entre os municípios de Ivaiporã (Paraná) e Itaberá (São Paulo) e uma terceira entre Itaberá e Tijuco Preto (São Paulo).
Em Tijuco Preto a hidreétrica de Itaipú entra no sistema interligado, gerenciado pelo Operador Nacional do Sistema que redistribiu para quatro regiões do país.
Contradições e mal entendido:
O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, contrariou Zimmermann, quando negou a versão do "mau tempo", em entrevista hoje à tarde e disse que não hove falta de água em Itaipú.
A usina hidreelétrica de Itaipú havia informado na manhã desta quarta-feira (11), por meio da sua página oficial do Twitter, que os primeiros indícios da investigação sobre o apagão que atingiu o Brasil e o Paraguai na noite desta terça-feira foi ocasionado por uma falha de transmissão entre os Estados de São Paulo e do Paraná.
Ao Jornal paraguaio ABC Color, Luiz Alberto Villordo, engenheiro da Administração Nacional de Eletricidade (Ande) do Paraguai, afirmou que o blecaute foi causado por um curto-circuito registrado em uma linha de transmissão de São Paulo, que produziu uma queda de 11.000MW em Itaipu, cerca de 80% da potência da usina.
O minas de Minas e Energia, Edison Lobão, havia dito ainda na noite de ontem que um "fenômeno atmosférico" teria causado o blecaute.
Segundo a "Agência Brasil", Lobão disse que um temporal teria causado o desligamento de Itaipu. Na manhã desta quarta-feira (11) ele disse que as razões do apagão somente serão reveladas na quinta-feira (12) quando todo o sistema estará operando normalmente.
Por volta das 7:00h da manhã (horário de Brasília), a administração da usina informou, também pelo Twitter que a situação era normal em Itaipu e que 18 dos 20 geradores funcionavam normalmente. Um estava em programação e outro em estado de espera.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página