ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A ERA DA TECNOLOGIA

Às vezes me pego pensando como deverá ser o futuro da humanidade. Cada dia que passa surgem novas tecnologias, ao passo em que nos tornamos cada vez mais dependentes desses novos equipamentos.
Quando adolescente, certa vez, após uma das sessões de um filme de ficção científica, junto com outros amigos, questionávamos se seria possível algum dia as máquinas dominarem o Mundo! O que dizer dos dias atuais? Há alguns alguns anos os principais meios de comunicação eram as cartas e telegramas enviados via CORREIOS ou, através de aparelho telefônico fixo. Nem acredito que passava bom tempo pendurado em um dos telefones públicos, os chamados orelhões próximo à casa dos meus Pais.
Em 1994, alguns monitores de computadores ainda tinham fundo preto ou verde e rodavam com sistema operacional DOS (Disk Operation System), as unidades de disco eram chamadas de disquetes de 1/2" e 3/4".

Imagino que alguns dos que estão lendo este post, sequer sabem o que é isso (rs)!
Meu primeiro computador foi um e-one da fabricante emachines (figura abaixo) com memória RAM de 512 Mghz e Hard Disk de 8 Gb; possuía unidade leitorora de disquete e CD-RW e tinha tela de 15 polegadas. Rodava com Windows 98 me pré instalado, era a sensação do momento.

Incrível a velocidade com que as coisas evoluíram, foi um salto entre os anos de 1990 e os anos 2000.
Na época, eu não sabia o que era pendrive, memory card, conexão sem fio (wireless, Bluetooth), orkut, Facebook, Face Time, internet dedicada (e pensar que a internet foi inventada no fim da década  de 60, eu nem sonhava em existir!). Na época eu também desconhecia o que os termos placa de vídeo, conexão USB, HDMI, Thunderbolt ...
Nos dias atuais, chega a ser impensável sair de casa sem um smartphone. A principal dúvida é qual sistema operacional devemos investir - IOS (a maçã eletrônica), Android (a cara da tecnologia) ou Windows Phone (a revolução da microsoft). São os mais variados modelos e marcas disponíveis no mercado além dos mais variados preços. Somente nas primeiras décadas do século XXI, as pessoas passaram a consumir mais produtos que lhes permitissem estarem conectados, foi um grande salto de mais de aproximadamente 350 milhões de pessoas para aproximadamente dois bilhões de pessoas conectadas à internet (SCHIMIDT AND COHEN, 2013).
Mapas físicos é definitivamente coisa do passado, na atualidade desde o mais simples smartphones  já são equipados com localizador geográfico orientado por satélite integrado, os famosos GPS (Global Position System).
Não bastasse a evolução dos aparelhos telefônicos inteligentes agora existem também os chamados Smart Watch ou relógios inteligentes, os quais são capazes de contar seus passos, medir batimentos cardíacos, avaliar o nível de estresse, informar sobre a previsão do tempo, alertar sobre o aniversário  de alguém ou sobre algum compromisso tipo uma reunião ou um jantar, além de serem capazes de tirar fotos ou até mesmo fazer filmagens em resoluções de 4K...
Mas nem tudo são flores, pra se ter noção dos males que vem junto com todo esse avanço tecnológico é bastante recordar que até pouco tempo, a principal causa de acidentes no trânsito era a embriaguez e, atualmente há relatos de que esta já sejam inofensivas mensagens de texto.
Perdeu-se o controle da censura, sexo é coisa comum na internet. Informações pessoais trafegam livremente pela internet. E não bastante, comumente vazam vídeos amadores de sexo não autorizados.
Vírus eram microseres anucleados, responsáveis por diversas patologias. Na atualidade, tratam-se de softwares mal intencionados, capazes de provocar sérios danos num computador, arruinando a carreira de um usuário comum, de um profissional ou até mesmo de uma empresa de qualquer porte. Esses males tecnológicos se apresentam das mais variadas formas: malwares - softwares maliciosos, instalados sem sua permissão; spywares - softwares espiões cujo objetivo é observar e coletar informações dos usuários de pc; um termo muito utilizado na internet são os trojan que nada mais são do que malwares.
Para nos livrarmos dessas pragas é necessário que disponhamos de um "Segurança", mas não do tipo uma figura com acúmulo de massa muscular corpórea e habilidades táticas de ataque e defesa, nesse caso trata-se de softwares que agem como anticorpos, capazes de impedir ataques e infestações desses incômodos.
Outro problema gerado pelo que chamo de revolução tecnológica é o comunismo desenfreado, todos os anos são lançados no mercado um produto novo com novos design e velocidade de processamento. A questão é o quanto se cobra para se obter essas tecnologias!
Falando um pouco sobre a internet sabe-se que:
Embora ainda seja novidade para alguns, a Internet teve seu embrião desenvolvido em 1969. Originada a partir de um projeto de pesquisa junto à Defense Advanced Research Projects (DARPA), "órgão responsável pelo desenvolvimento de projetos especiais dos Estados Unidos decorrente de pesquisas de interesse militar" (NEVES, 2015 p. 19). No entanto ainda hoje, segundo Schimidt e Cohen (2013) "a internet é o maior desenvolvimento da história da humanidade envolvendo a anarquia" como também é "uma das poucas coisas criadas pelos homens que eles não entendem completamente" tendo se tornado no maior espaço sem governo do mundo.
A primeira rede de comunicação entre computadores a partir da tecnologia de comutação de pacotes de dados, responsável por revolucionar os meios de comunicação e transferencias de dados entre computadores e pesquisadores no mundo inteiro foi a Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) (NEVES, 2015).
Logo foram surgindo outras redes tais como a Unix User Network (Usenet), o modelo proposto pela International Telecommunication Union (ITU) o Open System Interconnection (OSI) e o TCP/IP (Transmmission Control Protocol/Internet Protocol), esta última também patrocinada pela DARPA.

Hoje tudo está conectado... sou um amante da tecnologia, no entanto não concordo com o assassinato do espírito humano. O que acontece é que estamos deixando de sermos humanos para sermos um pouco máquina e sim, os hardwares juntamente com seus poderosos softwares estão iniciando o processo do domínio do mundo! A inteligência artificial é uma realidade e a cada dia nos tornamos mais reféns dessa revolução inventada pelos seres humanos.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página