ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

domingo, 2 de agosto de 2009

Gripe Suina


A famosa Gripe Suina surgiu em Abril no México. Em apenas dois meses deu a volta ao mundo, infectando 135 mil pessoas e matando mais de 800 em 160 países.
A Revista Época de 27 de Julho divulgou que até o dia 24 de Julho o A(H1N1) tinha matado 30 pessoas no Brasil e mantinha 220 internadas.
O primeiro caso de morte causada pelo Influenza A(H1N1) na região nordeste foi no dia 28 de Julho, no Estado da Paraíba. A vítima foi um homem de 31 anos de idade. De acordo com o que foi divulgado a vítima sofria de uma doença pulmonar crônica e começou a sentir os sintomas da gripe suína no dia 22 de Julho.
Ainda de acordo com Época, até o dia 31 de Julho a "nova gripe" havia matado 56 pessoas, sendo 65% das vítimas, pessoas na faixa etária entre 20 e 45 anos de idade.
Em Alagoas existem 49 casos suspeitos notificados, sendo 22 descartados e 15 aguardando resultados de exames.
O Brasil está vivendo um momento de pânico e o motivo é muito simples - os sintomas do A(H1N1) é muito parecido com o de uma gripe normal:
Dor de cabeça, febre repentina, coriza, tosse, dor nas articulações e dores musculares;
Os sinais de agravamento são:
Confusão mental, pressão baixa, dores no peito, frequencia respiratória superior a 25 aspirações por minuto, sinais de desidratação e arroxeamento de dedos de mãos e pés.
Por essa razão os hospitais, tanto da rede pública quanto da rede privada, tem estado lotado em algumas cidades brasileiras.
Muitos especialistas não consideram a pandêmia motivo de pânico, o ministro da saúde José Gomes Temporão, em entrevista a Época disse que a ameaça do novo vírus está sendo exagerada. Não sei o que ele quis dizer, porêm até entendo, já que o nosso falido Sistema Único de Saúde possivelmente não está preparado pare enfrentar um surto desse nível.
São consideradas pertencente ao grupo de risco: idosos, Gestantes, Crianças, Obesos, pessoas que tem AIDS, faz tratamento contra câncer ou fez algum transplante. A gripe suína ataca com mais gravidade os diabéticos e os portadores de doenças cardíacas ou pulmonares.
Não é verdade que há riscos de contrair o novo vírus comendo carne de porco, pois o vírus não sobrevive a temperatura de cozimento. Até o momento a gripe só contamina os humanos, portanto os animais de estimação não correm risco algum.
Se você está pensando em lançar uma nova moda e desfilar por aí usando máscaras para se proteger, de acordo com as matérias publicadas recentemente os vírus atravessam a máscara, a informação é que ela só é útil para quem tem a doença.
Outro paradígma a ser quebrado é que chás naturais e vitaminas ajudam a fortalecer o sistema imune contra a gripe suína.
E mais um detalhe importantíssimo - Resfriado não causa febre.
O medicamento receitado pelos médicos em caso de gripe suina é o antiviral oseltamivir, nome genérico do medicamento conhecido comercialmente como Tamiflu, no momento é o que há de mais eficaz no combate ao A (H1N1), este produto pode ser receitado por qualquer médico e o paciente pode obtê-lo gratuitamente em hospitais e postos de saúde.
Na bula do Tamiflu a indicação é que "o tratamento deve ser iniciado dentro do primeiro ou segundo dia do aparecimento dos sinotmas de gripe", se admnistrado após multiplicação do vírus , ou seja em casos graves, o produto apresentará pouca ou nenhuma ação. Apesar do Tamiflu ser mais eficiente nos dois primeiros dias da manifestação viral, não se automedique, se tiver qualquer sintoma de gripe procure imediatamente um posto de atendimento médico (PAM) ou a unidade de saúde (US) mais próxima.
Em Maceió os postos de saúde que estão realizando atendimento de suspeitos da nova gripe são:
PAM Bebedouro; PAM Dique Estrada, US Rolan Simom (Vergel); US Ibi Gatto Falcão (Tabuleiro dos Martins) e US João Paulo II (Jacintinho), todos com horário de funcionamento das 8h as 20h, inclusive aos Sábados, Domingos e Feriados.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página