ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Série Bairros de Maceió - Y-ATÍ-UCÁ

Maceió, capital das Alagoas terra conhecida por suas belas praias, são quase 40 Km.de águas mornas e tranquilas e de uma cor inigualáve.
A praia de Jatiúca atrai inúmeros banhistas que buscam a tranquilidade de suas águas., é tambem procurada para a prática de pesca. Possui uma diversidade de restaurantes e hotéis.
O bairro de Jatiúca, com uma das mais belas e badaladas praias da cidade, palco de encontros de gente de todas as idades, e em qualquer dia da semana, teve sua orígem na década de 70 com um sítio de coqueiros, de propriedade da família Théo Brandão, ficava localizado a beira mar, onde hoje é a Avenida Álvaro Otacílio.
Jatiúca, na lingua indigena Y-ATI-UCÁ significa carrapato (o inseto), mas devido a existência de muitas mamonas, conhecidas como carrapateiras na região, o Dr Théo Brandão deu ao seu sítio o nome de Sítio Jatiúca.
Maceió tem muitas histórias inusitadas, a que pra mim é mais interessante é o motivo do antigo nome de uma das avenidas centrais do bairro, como ainda é conhecida a Avenida Amélia Rosa. Conta a história que o bairro teve seu crescimento com a construção do conjunto habitacional Castelo Branco, na década de 60. A COHAB comprou um extenso terreno para a construção do conjunto, abriu ruas paralelas e uma avenida no centro do loteamento que desmboca na orla. A vencedora da licitação para construção dos blocos que componhem o conjunto Castelo Branco foi a Construtora Silva. Naquele tempo um fornecedor de material de construção, para bajular o Sr. Silva, proprietário da construtora, solicitou a um vereador da época que a avenida principal do empreendimento recebece o nome de Amélia Rosa. A Dona Amélia foi uma senhora que vivia em Arco Verde-PE e nunca esteve sequer em Alagoas, mas era a mãe do Sr Silva. Anos mais tarde, a avenida recebeu o nome de Dr. Antônio Gomes de Barros que foi vice governador de Alagoas e seu pai , Manoel Gomes de Barros foi governador. Mesmo assim o nome Amélia Rosa, por ser até mais afônico, resiste e é como é mais conhecida a avenida, no entanto representa uma verdadeira puxada de saco, instrumento imprescindível para alguns políticos e afins.
Acreditem, mas naquela época os moradores da Jatiúca achavam tudo muito distante, ja que o centro de referencia da cidade era o centro de Maceió. Em seguida surgiram os conjuntos habitacionais pratagy e santa Cecília, foram surgindo novas ruas até o início do loteamento Stella Maris, hoje uma das áreas mais valorizadas da cidade.
Jatiúca já era considerado um bairro nobre ao final da década de 80, quando foi construído o primeiro grande centro comercial de Maceió na divisa com o bairro de Mangabeiras - O Shopping Center Iguatemi.
Ah! quem não se lembra do famoso, badalado e referenciado By Bar Brasil, são poucos os que devem saber a origem deste nome. O nome Bye Bar Brasil era uma alusão ao filme Bye Bye Brasil do cineasta alagoano Cacá Diegues.
Os moradores de Jatiúca não precisam mais se deslocar para o centro da cidade, pois na Jatiúca se encontra de tudo: bares, mercadinhos e supermercados, farmácias e drugstore, lojas de material de construção, lojas de móveis, lojas de colchão, restaurantes de várias culinárias, faculdades, salas de cinema, oficina mecânica, lojas de Automóveis, perfumarias, salões de beleza, consultórios, enfim, tornou-se um misto entre residencias e comércio.
O bairro está dividido em duas partes: a "baixa jatiúca", que é a parte mais antiga que fica próximo aos conjuntos habitacionais e "Jatiúca burguesa" que fica mais próximo da orla marítima.
Os moradores da parte baixa ainda preserva velhos hábitos, como o de ficar nas calçadas conversando com os vizinhos falando da dura vida dos trabalhadores e da vida alheia (risos!). Basta um passeio na rua São Francisco, para ver um pouco da arquitetura dos primeiros habitantes da região, mesmo com a chegada da pavimentação, mantem ainda algumas casas simples e becos, trânsito de carroças e ambulantes, lembrando as ruas do Vergel, Jacintinho e de outros bairros da periferia
A igreja do Divino Espírito Santo é uma das mais organizadas de Maceió, não tenho data de quando fora construída, mas sei que o esforço da comunidade local fez erguer uma estrutura com arquitetura bonita, com seus vitrais e painéis.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página