ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Série Bairros de Maceió - JACINTINHO 01



No início não passava de um sítio de propriedade de um Homem chamado Jacinto Athayde, descendente de portugueses, casado com Dona Domingas Athayde, que construiu seu casarão no Poço e a ladeira de pedra que dava acesso ao sítio.

Durante sua vida Jacinto Athayde foi um homem respeitado e dono de vários títulos populares, era uma espécie de “delegado” punindo os que faziam desordem. Mantinha instalada nos fundos de seu casarão, um alambique onde fabricava vinagre e cachaça e as famosa “garrafas” que receitava para curar algumas doenças lhe conferindo o título de “médico dos pobres”.

A capela de Santo Antonio foi construída com muito esforço pelas famílias Vieira, Martins e Lopes que contaram com a ajuda de outros moradores.

Na década de 50, não havia mais madeira na região, tendo em vista sua utilização nas construções das casas dos moradores que eram atraídos pela possibilidade de emprego na capital.

O crescimento desordenado do bairro fez surgir às favelas e dividiu o bairro em Jacintinho, Jacintão, alem da Grota do Cigano, a Aldeia do Índio, Piabas, Grota do Seu Arthur e Alto do boi.

Dentre os primeiros moradores, alem do Sr Jacinto, havia a Família Paranhos, detentora de uma parte de terra cultivada com lavouras de subsistência e a Família de Dona Maria Lopes.

A primeira linha de ônibus coletivo no bairro surgiu no ano de 1968, embora a coleta de lixo na grota do arroz so teve início em 2006/2007.

Um morador antigo conta a origem do nome Piabas, de acordo com esse morador tudo começou quando sua família apossou-se de uma área de terras e em seguida cada vez mais, devido a extensão que adquiriu sentiram a necessidade de dar um nome, como havia um córrego onde se pescavam muitas Piabas que passava no local, o lugarejo recebeu este nome.

Não há muitas surpresas nos nomes por exemplo de Aldeia do Indio é fácil perceber que no local haviam alguns índios, o nome Grota do Cigano deve-se ao fato de na época haver um grupo de ciganos oriundos de São Luiz do Quitunde que havia se apossado de uma parte de terra que era de propriedade de Dona Tereza Paz, apesar das muitas historias no intuito de justificar a origem do nome Grota do Arroz, os mais antigos atribuem o nome ao plantio de arroz existente na região pantanosa. Há ainda a Grota do Rafael, Grota do Arthur, Grota da Bananeira, Grota do Moreira e outras, todas batizadas por moradores da região no intuito de identificar seus proprietários.

O bairro tornou-se um centro comercial, com funcionamento até mesmo aos domingos quando as lojas do centro da cidade encontram-se com suas portas fechadas.


Somente no Jacintinho habitam cerca de 200 mil pessoas.

Há no Jacintinho, por sua localização, a sede da transmissora da TV Alagoas, várias empresas de rádio-taxi e o Farol, situado em uma área de 17.424 m2, circulado de uma vegetação que se mantém verde ao longo de todo o ano, com 136 degraus em forma de caracol, apresentando visibilidade de 85Km, com suas cores em preto e branco e que a noite exibe sua luz, iluminando o mar.

3 comentários:

Idenor Guimarães disse...

Muito importante conhecer a história do Bairro Jacintinho. Paulista de nascimento, escolhi Maceió, há tres anos, para viver com minha família, lugar de lindas praias e corais, além de belas lagoas.
Por dar início a um programa cultural, social e religioso no bairro do Jacintinho, agradeço pela ao autor da matéria, pela riqueza de detalhes que encontrei.
Idenor Guimarães.

Unknown disse...

Por que não cita a fonte ? Esse texto é do Jornalista Jair Barbosa Pimentel publicado em O JORNAL e site bairrosdemaceio.net

Ermeson Carvalho disse...

Muito interessante a história do bairro Jacintinho, Porem faltaram arquivos como fotografias da época, gostaria se alguem tivesse fotos do antigo jacintinho enviasse para esse e-mail da pesquisa. Obrigado!!!

Total de visualizações de página