ESTAMOS TRABALHANDO PARA MANTER O SITE ATUALIZADO
Obrigado por sua visita, espero que façam uma boa leitura. Gostaria de pedir que participe da nossa enquete, sua opinião é muito importante.!

Feliz Dias dos Pais

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Séries bairro de Maceió - Bebedouro


Bebedouro é um bairro que outrora fora preferido entre os nobres que construíam seus casarões nas proximidades da lagoa Mundaú e da linha férrea. Palco de festas, encontros políticos e de revoltas, como o manifesto dos Lisos e Cabeludos. Serviu de abrigo para dois inesquecíveis vereadores, considerados verdadeiros construtores do progresso, Jacintho Nunes Leite e o Major Bonifácio Silveira.

Quem visita o bairro tem a sensação de estar em uma pequena e pacata cidade do interior. Um bairro habitado por pessoas que preservam seu costumes como a pracinha, a feira livre, a estação ferroviária e as missas na Matriz. Em épocas de festas como a Junina e o Carnaval, Bebedouro era o cenário principal, procurado por pessoas de todas as localidades.

O bairro ainda conserva o Colégio Bom Conselho, responsável pela educação de muitas normalistas, desde o tempo em que era um asilo de órfãos, em 1876 o lugar abrigava filhas de militares que morreram na guerra do Paraguai, tendo o nome mudado um ano depois para Asilo NSra do Bom Conselho. A Casa de Repouso Dr. José Lopes de Mendonça juntamente com outros tantos casarões era de propriedade da família Leão.

O coreto da praça principal foi obra do Comendador Jacintho Nunes Leite, bem como o revestimento em azulejo e o sino da igreja Matriz de Santo Antônio. Este homem, pode-se dizer que é o fundador do bairro, proveniente de Portugal, que construiu seu casarão e ergueu um engenho de açúcar, atraindo o progresso e a burguesia ainda nos primeiros anos do século XX.

Embora tenha conquistado a antipatia de muitos senhores na época, era um homem de grande poder econômico e dono da única fundição da província.

Inaugurou uma loja de ferragens na rua do comercio, a Jacintho Leite C&A, LTDA, comandou a Fundição Alagoana em Jaraguá, a fábrica de tecidos de Fernão Velho, a companhia de bondes de Maceió e implantou o serviço de abastecimento de água em Bebedouro, por sinal o pioneiro em Maceió.

É em Bebedouro que está localizado o Parque Municipal, uma reserva de mata Atlântica com uma área total de 82 hectares administrado pela Secretaria Municipal de Preservação ao Ambiente (SEMPMA).

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página